Apresentação
Descobri que colecionar ferramentas antigas de marcenaria é uma paixão que vem de longe.

Aos 15 anos ganhei a minha primeira bancada antiga de marceneiro, objeto que pertenceu a meu avô, profissional do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Minha formação profissional me deixava somente as horas de lazer para trabalhar com madeira. Montei uma pequena oficina em minha casa de campo e lá reinava e me apaixonava cada vez mais por trabalhar a madeira.

Dediquei-me intensamente à marchetaria, acabando por me dedicar profissionalmente à esta arte. Isto me fez buscar um outro hobby e aí descobri uma nova paixão: colecionar ferramentas antigas de marcenaria.

Recebi incentivo de amigos e clientes e elegi minha praia a praça Benedito Calixto, a Feira do Bexiga em São Paulo e todas aquelas onde pudesse descobrir peças velhas, enferrujadas, que qualquer pessoa colocaria no lixo, mas que depois de restauradas, se transformariam em verdadeiras jóias.

Quero compartilhar minhas descobertas com outras pessoas e ampliar esta minha paixão, criando este museu virtual. Deixo aqui minha gratidão e reconhecimento pelos incentivos e doações recebidas, que inclusive ajudaram a tornar este trabalho possível. A montagem deste acervo impede o esquecimento de algo que vai muito além de trabalhar a madeira: a arte da transformação, da criação, que faz o artesão imortal.

Jayme Baccari
v o l t a r